A Solum nasceu muito antes de verdadeiramente ser criada. Ela começa quando eu (Luiza) passava as tardes na casa da minha avó Chica aprendendo a fazer brincos de bijuteria e miçangas. A partir desse momento o amor e o incentivo por trabalhos manuais começou em minha vida, além deste trazer consigo a ternura e amor de minha vovó. Os anos se passaram e aquilo que amava fazer tornou-se um passa-tempo bastante esporático. Quando completei 16 anos decidi fazer algo pelo qual era apaixonada, empreender, e escolhi as bijuterias como produto, já que além de gostar de fazer as peças e coleções me faziam lembrar da minha infância com a minha avó. Nesse momento nasceu a Embaraço.

Passei 4 anos vendendo peças, criando coleções e me divertindo bastante, porém o sentido por trás do que fazia e produzia estava incompleto. Conheci nestes 4 anos o ofício da ourivesaria, e então no ano de 2023 finalmente me lancei no mundo da produção de jóias. Realizei o curso de ourivesaria e cravação de gemas e me encontrei de modo distinto ao que me via no início da minha caminhada da Embaraço. Descobri que o meu amor pela joalheria estava além da produção de bijuterias com a minha avó, mas que permeava toda a minha infância. Me recordei que adorava ver as jóias de família e saber as histórias por trás dela, e como tudo aquilo tornava cada peça extremamente especial. 

Nasceu assim em meu coração um desejo de mudar o nome do meu empreendimento, pois não traduzia verdadeiramente o sentido que a joalheria tinha para a minha vida. Desse modo nasce a Solum, uma joalheria que busca dar a jóia o verdadeiro valor que ela tem. A palavra Solum vem do latim e significa unicamente, tal sentimento de ser única era o que eu sentia enquanto produzia bijus e passava um tempo com a minha avó, e é esse sentimento que gostaria que todos pudessem sentir ao serem presenteados por si mesmos ou por alguém com uma jóia Solum.